Espanha, oficialmente Reino da Espanha ou Reino de Espanha, está localizada no sudoeste do continente europeu, mais precisamente na região da Península Ibérica. Seu território também inclui dois arquipélagos: as ilhas Baleares, no mar Mediterrâneo, e as ilhas Canárias, na costa da África. Sua localização, na junção entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, na Europa e próximo da África, faz da Espanha uma ponte cultural e política chave para todo o mundo. Em um ponto estratégico, a localização da Espanha facilita o acesso de turistas dos continentes americano, europeu e africano.
A Espanha está entre os países mais procurados pelos turistas do mundo todo, sendo o segundo país mais visitado do mundo e da Europa, e tendo o turismo como uma das principais bases da sua economia. Sua variedade de costumes, cultura, gastronomia e o clima são os principais fatores que contribuem para o sucesso do turismo no país, o que não é para menos, visto que o país abriga um vasto patrimônio cultural e natural. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre este lugar:
1 – O hino da Espanha é um dos únicos que não possui letra. A Marcha Real, como é conhecido o hino espanhol, faz parte de uma seleta lista, que inclui Bósnia e Herzegovina, Kosovo e San Marino. A música foi criada em 1761 com o objetivo de se tornar uma marcha militar da Infantaria Espanhola. Apenas em 1770, o rei Carlos III decidiu declarar a obra como hino nacional do país. Desde então, diversos compositores fizeram sugestões para adicionar uma letra ao hino, iniciativas que não obtiveram sucesso nem apoio popular.
2 – O espanhol é o idioma oficial em 21 países, sendo o quarto idioma mais falado e estudado no mundo, com um total 543 milhões de falantes. Quando o assunto é falantes nativos, a Língua Espanhola é a segunda mais comum do mundo, com 460 milhões de falantes, atrás apenas do Mandarim Chinês. Além do espanhol, a Espanha possui seis idiomas cooficiais: o catalão, falado em Barcelona e outras cidades da região da Catalunha, o basco, o galego, o aranês, o asturiano e o aragonês.
3 – A Espanha é a terceira maior produtora de vinhos do mundo – ficando atrás apenas da Itália e da França –, oferecendo uma grande variedade de estilos graças aos diferentes terroirs que possui, em virtude da sua extensão e posição geográfica privilegiada. Grande parte dos vinhedos espanhóis está localizada a altitudes que variam entre 600 e 1000 metros acima do nível do mar, além disso, as regiões são cercadas por montanhas, algumas em trechos litorâneos, o que influencia diretamente no frescor dos vinhos produzidos.
3 – A paella, um prato à base de arroz e frutos do mar, é o prato mais famoso da Espanha e surgiu na cidade de Valência, por volta do século X. O nome paella significa frigideira no dialeto local, o valenciano, e é uma referência ao recipiente usado para preparar o prato. Como o açafrão é um ingrediente essencial da paella, o país é o segundo maior produtor dessa especiaria no mundo.
4 – Segundo o Livro Guiness dos Recordes, o restaurante mais antigo do mundo é espanhol. A Casa Botín, localizada em Madrid, foi fundada em 1725 e é uma das referências da melhor cozinha tradicional em Madrid. Segundo a revista Forbes, o restaurante ocupa o terceiro lugar entre os 10 melhores restaurantes clássicos do mundo.
5 – O maior estádio de futebol da Europa está localizado em Barcelona. O Camp Nou foi inaugurado em 1957 e é, também, o quinto maior do mundo.
6 – A Espanha é o sexto país com a maior expectativa de vida do mundo, com uma média de 83,4 anos, três anos a mais do que a média da OCDE, de 80 anos, e uma das mais altas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A expectativa de vida das mulheres é de 86 anos, comparada a 80 anos para os homens.
7 – A Espanha é palco de grandes festivais como Sanfermines, onde se realiza a corrida dos touros (animal nacional do país), e La Tomatina, a batalha dos tomates. Aproximadamente 150.000 tomates são utilizados durante a La Tomatina.
8 – O país possui uma loteria nacional de Natal que acontece todo dia 22 de dezembro, chamada El Gordo. O prêmio foi de 2,4 bilhões de euros em 2020.
9 – Em virtude do domínio dos mouros sobre a Península Ibérica por 800 anos, a arte e a arquitetura moura influenciaram tanto a Espanha quanto Portugal. O Palácio de Alhambra, por exemplo, possui inscrições do Alcorão em suas paredes. O nome Alhambra veio do árabe al-Qal?at al-Hamr??, que significa castelo ou forte vermelho.
10 – A Espanha possui diversos sítios classificados como Património Mundial pela UNESCO. Dentre eles, podemos destacar: a Mesquita de Córdova, a Alhambra e o Generalife (Granada), a Catedral de Burgos, o Mosteiro e Sítio do Escorial (Comunidade de Madrid) e, em Barcelona, a Casa Milà e o Parque, Palácio Güell.
Siga-nos:
Viaje Mais Turismo | Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Agência Hitmídia